PROVA MINHOTA CONTOU PARA O X-TROPHY, CAMPEONATO NACIONAL DE MINI-BAJA E TAÇA BLUEMOTOR/YAMAHA
As localidades de Paradela e Cristelo no Município de Barcelos receberam no passado domingo dia 6 a segunda prova da edição de 2024 do Troféu X-Trophy, numa organização do Associação Clube Moto Galos de Barcelos. Depois de um verão particularmente seco, nos dias que antecederam a prova a chuva regressou em força ao norte do país, colocando um conjunto de desafios tanto á organização como aos pilotos bastante diferente da edição de 2023 em que o pó foi a principal dificuldade. Felizmente, apesar da intempérie, quase todas as provas se disputaram de forma perfeitamente regular, exceção á corrida dos Quad, que foi bastante castigada por uma chuvada intensa.
Os primeiros em pista foram os iniciados, começando pelas motos e seguindo-se depois os Quad. Com três classes bastante diversas em pista, a organização decidiu dividir a corrida Moto Iniciados em duas mangas de trinta minutos cada, permitindo assim uma maior segurança para todos. Em Iniciados TT1 venceu Bernardo Montes, em TT2 venceu Santiago Pereira, em TT3 venceu Afonso Gois. Quanto ás categorias Quad Iniciados, em Q1 venceu Nicole Peixoto e em Q3 venceu Bernardo Conceição.
Terminadas as corridas de Iniciados, seguiram as provas principais da edição de 2024 do X-Trophy Barcelos. Seguindo a lógica de alternância em pista, desta vez foram os Quads os primeiros a disputar a sua corrida. Com um percurso renovado face a 2023 e com uma lista de inscritos bastante interessante, esta era talvez a prova que mais expetativa levantava, porém São Pedro decidiu arrefecer os ânimos, largando uma verdadeira carga de agua apos a partida. Com mais de uma hora de corrida já disputada, as condições de segurança deterioraram-se para além do aceitável, forçando a direção de corrida a dar por terminada a prova ainda antes dos 90 minutos regulamentares.
Na categoria Q-Elite, reservada aos pilotos detentores de licença desportiva, venceu João Vale, que desta vez deixou a sua Can-Am 1000 na garagem e levou até Barcelos uma Yamaha YFZ450. Na classe Hobby Q1 o vencedor foi Fábio Pimenta, também em Yamaha YFZ450, enquanto nos Hobby Q2 venceu Nelson Ferreira com uma Kawasaki 400.
Na subclasse reservada aos Juniores venceu Simão Almeida piloto a representar as cores da Motogalos aos comandos de uma Yamaha Yfz450R enquanto nos Veteranos venceu Carlos Reguinga com uma Can-Am XC1000.
Os pilotos moto apesar de serem os últimos não sofreram tanto com a chuva como os quad, e tiveram ainda o "bônus" da organização ter modificado o percurso numa curta extensão para evitar uma zona que se tinha revelado problemática na corrida anterior.
Na classe TT1 - Federados Fábio Magalhães com uma Kawasaki KX300X foi o grande vencedor. Na classe TT2 Federado a vitória coube a Luís "LIKAS" Cardoso, piloto Barcelense da Motogalos, que participou com uma Beta 300R.
Entre os Hobby, Alexandre Santos em Gás Gás 250 venceu a classe TT1, enquanto Andre Barros em Beta RR350 venceu a classe TT2.
Nas sub-classes, Luis Brandão em Husqvarna TE 250 venceu entre os Juniores e Oscar Duarte em KX250F venceu entre os veteranos.
TAÇA YAMAHA BLUEMOTOR
Barcelos teve honra de acolher a primeira prova do Taça Bluemotor/Yamaha, uma nova competição destinada aos pilotos que utilizem veículos da marca Yamaha nas provas do Troféu X-Trophy.
Nas motos, os primeiros vencedores foram em António Feliciano em TT1, Claúdio Madureira em TT2 e Santiago Pereira nos Iniciados.
Nos quad, na classe Q-Elite venceu João Vale enquanto nos Hobby Q1 venceu Fábio Pimenta. Nos Iniciados o vencedor foi Bernardo Conceição
CAMPEONATO MINI BAJA.
A corrida de Barcelos foi também válida para o Campeonato FMP Mini-Baja, com os pilotos a somarem preciosos pontos para esta competição. Entre os Infantis venceu Santiago Pereira com uma Yamaha 65, entre os Juvenis venceu Afonso Góis com uma Yamaha 85 e finalmente entre os Iniciados venceu Luis Brandão com uma KTM 125.
A competição prossegue dentro de algumas semanas, mais exatamente a 17 de Novembro em Semideiro - Chamusca, sendo esta corrida válida para o Troféu X-Trophy e Taça Bluemotor/Yamaha.
O X-Trophy Barcelos 2024 foi organizado pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos, com o apoio do Município de Barcelos, da Freguesia de Paradela, da Freguesia de Cristelo, dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, do Grupo Desportivo e Recreativo "Os Moinhos de Paradela" e ainda de H.M. Motor, da Fabrica de Chocolate Avianense, ArrendaCasa Imobiliária, Life Finance, Cândido Bastos- Representante oficial Stihl, Pirâmide Contabilidade, Comprensa e Grabri.
Pode encontrar todas as informações e classificações aqui: Super SSV aqui: https://www.superssv.com/index.php/edicao-2024/01-barcelos
O Troféu X-Trophy é promovido pela X-Adventure, sob a égide da FMP - Federação de Motociclismo de Portugal, e como apoio da Bluemotor, da Motévora, da Goldspeed, da Mundimat, da Mundilimpa, e ainda do Guia Rural e do Imagensdesportivas.com
Comunicado oficial